terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Espaço do artista:Jean-Michel Basquiat(22/12/60-12/08/88)

Americano de ascendência haitiana e porto-riquenha,artista de grande sucesso nos anos 70 e 80,iniciou com grafites assinados de forma polêmica com as inciais SAMO(same old shit,"a mesma merda de sempre"),com participação nos mais diversos movimentos artísticos entre eles: criou uma banda,gravou um video-clipe( do Blondie,a música Rapture...amo...amo...amo),fez filme,pintou,etc.Fez parte do movimento chamado de  Neo-expressionistas.
Virou queridinho das celebrities da época, namorou Madonna antes do sucesso, foi descoberto por Warhol, morreu cedo talento precoce interrompido por overdose de drogas.
Existe um filme de 1996 Basquiat biográfico,vale-super a pena ver,referência demais para quem curte arte contemporânea e pop arte mais precisamente.










Tá rolando uma expô dele em Paris daí minha inspiração....

5 comentários:

  1. não conhecia o trabalho de um tão talentoso artista como michel basquiat. tendo eu sem saber tantas influencias primifuturista do próprio...
    pasei a perceber que meus trabalhos tem algumas semelhancias com os dele,sem pretenção de plagios
    ...se que sinto bem em ter conhecido obras do grande artista basquiat

    ResponderExcluir
  2. nossa eu gostei muitisimo da obra de arte em dos desenhos,eu fui conhecer hoje sobre michel basquiat na escola.

    ResponderExcluir
  3. na aula de artes que tenho em minha escola estamos falando sobre ele, estou achando bem interessante suas obras e sua história de vida :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa aula está muito boa pois estamos conhecendo mais sobre a vida e as obras de basquiat, depois disso vamos ter muitos desafios pois teremos que fazer algumas obras, vai ser muito interessante;

    ResponderExcluir
  5. meu deus que gatão me xonei nele velho mt goxtoso velho se tivesse vivo eu pegava...ele e um cara quase tao sarado quanto eu e eu so o cara mais sarado e gostodo da minha academia... o dia q eu acha um negao tao puto quanto ele e eu me apaixono de vez

    ResponderExcluir