terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Quem é quem?Capitonê,buclê,lamê,devorê,cirrê...

Nesse último Fashion Week,muito se ouviu falar de texturas e estes termos foram super-citados por todos os "comentaristas de moda",uns cheios de propriedade de  fato  mas,outros "viajando",por isso achei melhor revisar...Quem é quem??????

 


CapitonÊ: trabalho de tapeçaria com botões costurados de forma profunda e regular compondo uma superfície com textura marcada e relevo com reentrâncias e saliências,muito usado em decoração .









Buclê:É um tecido ou malha confeccionado de fio com laçadas, o que  dá uma
superfície felpuda. Jaquetas e malhas de buclê são populares desde a década de 50.




Lamê:È um tipo é um tipo de tecido adornado por finas lâminas prateadas ou dourados, ou feito com um fio prateado ou dourado A palavra francesa lamé corresponde à ideia de "adornos dourados e prateados".


Devorê:"Devoré ou burnout (tecido etch) refere-se a um processo de químico onde um componente do tecido é destruído. Ele é proveniente da França e seu nome significa “devorar”. Essa técnica costumava ser chamada de broderie chimique na Europa, porque ele pode ser usado para dar o efeito de bordadura mecânica, o que é alcançado por meio químico. Os ácidos mais utilizados são bissulfato de sódio e ácido sulfúrico."http://www.portaisdamoda.com.br/glossario-moda~tecido+devore~.htm



Cirrê: "è um tecido brilhoso que imita o couro.
Também conhecida como laqueamento, é uma técnica empregada para deixar os tecidos com aspecto lustroso e brilhante. Um cera especial é aplicada em alta temperatura e pressão sobre tecidos de construção de tela ou cetim, feitos de seda natural ou química."
http://www.portaisdamoda.com.br/glossario-moda~tecido+cirre.htm




Um comentário:

  1. oi fLOR, MEU NOME É CLÁUDIA, ACHEI SEU BLOG PROCURANDO POR CALÇA DE CIRRÊ PARA FZER UMA MATERIA EM MEU BLOG QUE ACABEI DE FAZER, ONTEM A NOITE, ESTOU TE SEGUINDO SE DER ME SEGUE TAMBÉM, ESTOU FAZENDO UM SORTEIO EM QUE A PESSOA PODE ESCOLHER O PRÊMIO, UMA BLUSA GRAF BRASIL LINDA, OU UM BODY SPLASH, OU UM CORSELET m VEREMLHO, OU UMA LINGERIE..qUEM DIVULGAR MEU SORTEIO GANHA DOIS NUMEROS...BJUS SUCESSO EM SEU BLOG..

    ResponderExcluir